3 de mai. de 2014

Passeios gastronômicos

Há um tempo planejo escrever sobre gastronomia por aqui, como uma boa mineira gosto de comer. E por causa de uma amiga também mineira muito maneira ( ai que brega eu com essa rima) que mora aqui em Macaé começamos a ir a restaurantes para esperimentarmos sabores diferentes.
E numa dessas nossas saídas, soltei uma de que estavamos viajando através da culinária. Já fomos do oriente ao nordeste.
 Nosso primeiro passeio será pelo nordeste, numa dessas noitadas nessas (noitada de crente termina cedo, 23 horas) em uma tapiocaria, um lugar lindo e aconchegante.

Tapioca

Ela vem lá do café da manhã dos nordestinos, conhecida como biju. Produzida da mandioca (pros mineiros); aipim (pros cariocax) e macaxeira (pros baianos; pernambucanos e cia). virou febre por aqui. Sabe quando você que comer um "trem"diferente e num sabe o quê?  Então,  recomendo a tapioca.
Bom, eu não sei explicar o sabor, só sei dizer que é muito bom.
Pede de carne de sol, é mais saborosa do que de carne seca, fica um espetáculo com muçarela de búfala e tomate seco.
E de sobremesa a de chocolate com morango é uma delícia.

mineiras on the beach


2 comentários:

  1. Armaria minina aqui nóis chamamos tapioca mermu! O beijú é diferente, ele é de uma massa mais grossa e um pouco mais seca, com muito coco, em várias camadas. Tipo assim, o último que comi já tem mais de 10 anos e era umas 4 camadas de massa com 3 de recheio. risos.
    Tapioca boa no café da manhã é a tradicional de coco ou com manteiga. Essas com muitos tipos de recheio já foram invencionices do povo moderno. Risos.
    Quando tu vier pra meu casamento vou pedir a mainha pra fazer tapioca pra nóis, pruquê eu sou uma nordestina que num sabe fazer não visse? Já inté tentei, mas a bixinha vira fica uma bagunça e não vira na frigideira. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai vou ter que fazer um post só pra tapioca da mainha.

      Excluir

Pesquisar este blog