12 de mai. de 2014

Dia da enfermeira

fonte: internete.
Eu quero homenagiar na semana de enfermagem (12 a 20 de maio) a todas as mulheres da enfermagem, as que estão iniciando, as que estão no meio do caminho mais estão desanimadas e desestimulados, e as que estão no fim de carreira. no meu kit plantão sempre tem um livro, para os pequenos hiatos no trabalho.
Minha profissão é tãosa esteriotipadas associadas ao sexo, ou a megeras mal amadas. Mas, somos apenas mulheres como tantas outras que exercem suas profissões para seus próprios sustentos ou o da família.


Li "A culpa das estrelas" de John Green mês passado, no feriado trabalho prolongado de páscoa. A temática do livro tem a rotina do meu trabalho, salas vermelhas, PICC, acseeos venosos.
fonte: internet
teoria de Maslow, e principalmente gente sendo cuidada por gente.As duas enfermeiras que aparecem no livro são... mulheres normais, que fazem o seu trabalho, me senti respeitada e homenagiada pelo John Green, Hazel Grace, Gus Waters e pela Enfª Alison ( citado apenas o nome dessa personagem).
Obrigada Hazel Grace e alyson por acalorarem o meu plantão e desculpas por conter as lagrimas por questoes de condutas no meu trabalho.

"(...), e então a Minha Enfermeira Alison meio que fez eles saíssem educadamente (...) você não pode se isolar do mundo assim Hazel, você perde muita coisa.
- Mais? - interroguei, fazendo um gesto com a cabeça, em direção ao copo branco de isopor que estava na mao dela.
- Eu não deveria - ela respondeu -, mas sou rebelde.- E me deu outra colherada de gelo triturado.
Murmurei um "obrigada". Graças a Deus pelas boas enfermeiras." cap.07, pag.78

 
Quero um dia poder dizer a mesma coisa para uma paciente/cliente/ usuária da Saúde como Hazel Grace.
" (...) passei por essa situação centena de vezes no decorrer dos anos, e me lembro de uma vez, logo no inicio, em que eu não estava conseguindo respirar e parecia que meu peito pegava fogo, as chamas lambendo meu tórax por dentro, tentando encontrar um jeito de sair e queimar do lado de fora, e meu pais me levaram para a emergência. Uma enfermeira me perguntou sobre a dor e eu não  conseguia nem falar, então mostrei nove dedos.
Depois, quando eles já tinham me dado alguma  coisa, a enfermeira voltou e ficou meio que acariciando minha mão enquanto media minha pressão arterial, então me disse: "sabe como eu sei que você é guerreira? Você chamou um dez de nove." cap.21, pag. 184



Parabéns para todas nós, modernas filhas de Florence Nightingale




2 comentários:

  1. Parabéns amiga! Que bom que você ainda se encanta pela área da enfermagem. Eu, por outro lado, cancelei meu COREM, joguei fora tudo que tinha relacionado ao curso e ao trabalho, inclusive a placa que recebi no dia da formatura. Revolta? Não, apenas insatisfação natural com a profissão, o salário, a forma com que somos tratados, e o estereótipo de que toda técnica ou enfermeira é sem futuro, além de ter muitas que envergonham a classe e são exatamente isso.
    Eu oro por você em seu trabalho, oro para que você seja valorizada como profissional e pessoa, além de ser respeitada por pacientes e outros profissionais.
    Deus a abençoe e a faça resplandecer como a estrela que você é!
    Xêru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho vontade de fazer isso que vc fez.., mas não posso

      Excluir

Pesquisar este blog